Início » Oficina ensina a potência da zine em Pelotas

Oficina ensina a potência da zine em Pelotas

  • Visuais

Proposta da artista Camila Cuqui prevê que participantes produzam suas próprias zines em evento no dia 10

Oficina ocorreu virtualmente em 2021 e sera levada ao formato presencial na Relva Cultural (Foto: Reprodução)

Por Leon Sanguiné – leon@cidadeinvisivel.art.br

A artista visual Camila Cuqui promove no dia 10 de julho a oficina A zine mais fácil do mundo, na Relva Cultural, em Pelotas. A dinâmica é voltada para o desenho, buscando explorações autorais e se chegará em um zine simples, com apenas uma folha A4, dobras e um corte na página. Dessa forma, cada participante criará a própria história, com 8 páginas, se desdobrando em um pôster. As inscrições, no valor de R$ 50, podem ser feitas até o dia 2 de julho através do formulário. São disponibilizadas 5 vagas sociais ao custo de R$ 10.

A dinâmica foi criada para a semana de oficinas a Poça, em 221, de forma remota. O encontro presencial, porém, reforça a potência de um evento que tem muito de construção coletiva. “Os artistas no geral estão muito desmotivados e a nossa atividade é um pouco sobre o acaso, rabisco, um trabalho rápido e, assim, bastante visceral. É para ser a zine mais fácil do mundo, num momento divertido e potente, que é o que estamos precisando coletivamente”, comenta  Cuqui. 

Na visão da artista, a zine tem de mais interessante o fato de ser uma produção ao máximo independente e cheia de propósito – seja ele político, social ou mesmo visual. “[A zine é] Local de grande diversidade de discursos não hegemônicos. O intuito é justamente dar uma ferramenta útil nas mãos de quem tem urgência em comunicar.”

Tecla

Os participantes da oficina, caso tenham interesse receberão desconto para produzir a zine na gráfica caseira Tecla, que Camila Cuqui coordena junto de Inácio Rafaela. O ateliê de artes gráficas é especializado na impressão de zines, livros e outras publicações. 

Serviço

O quê: Oficina A zine mais fácil do mundo

Onde: Relva Cultural – Almirante Barroso, 3160

Quando: 10 de julho, das 14 às 18h30min

Informações: (53) 984420524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *