Início » GatoPreto celebra um ano de aposta na cultura transformadora em Canela

GatoPreto celebra um ano de aposta na cultura transformadora em Canela

Espaço cultural contrasta com onda conservadora da Serra Gaúcha e se coloca à disposição da produção artística local

Primeiro aniversário foi comemorado com festa especial no espaço (Foto: Gustavo Merolli)

Por Leon Sanguiné – leon@cidadeinvisivel.art.br

Canela, no Rio Grande do Sul, é uma cidade pautada pelo turismo, recebendo uma média de 5 milhões de visitantes todos os anos. Permeada de atrações voltadas a esse público, era, entretanto, carente de espaço que desse vazão à produção de arte e cultura com viés transformador e social. Foi esse silêncio que, há um ano, o GatoPreto desfez. A curta porém bonita trajetória foi celebrada recentemente com festa especial.

Fundado por Mariana Libardi e Ryan Muterle, o local funciona como bar, estúdio de tatuagem, café e brechó. “Trazemos em pauta questões consideradas muito importantes e, principalmente, acolhimento. Todas as pessoas são bem-vindas e confortáveis para serem elas mesmas. Abrangemos um público muito diverso e atendemos principalmente moradores locais que mereciam um espaço de entretenimento na cidade não voltado exclusivamente para o turismo”, explica Mariana.

O início foi marcado por obstáculos, naturalmente, pela proposta defendida por lá, e aqui é necessário contexto ao leitor distante da realidade do Rio Grande do Sul: Canela seguiu a tendência da Serra Gaúcha e abraçou por completo a onda conservadora brasileira com 62% de votos entregues a Jair Bolsonaro em 2018 e 66% em 2022. “[A principal dificuldade foi] Fazer com que todos entendam o real propósito por trás do espaço, que traz propostas culturais e sociais deveras importantes para a cidade e a população”, comenta a fundadora.

Espaço recebeu evento voltado à importância das mulheres na política (Foto: Divulgação)

Como um bom gato que gosta de desafios, o espaço não se deixou abalar pelos empecilhos e seguiu firme no propósito de dar contraste para a cidade. Valorizando principalmente a produção cultural e artística local, o GatoPreto promoveu rodas de conversa sobre temas como a importância da mulher na política, apresentações musicais, saraus, festas e recebeu militantes para a apuração e posterior comemoração da vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A persistência rendeu rusgas com a população local, mas principalmente momentos bonitos no primeiro ano de existência. Carnaval de Rua, festa de Halloween, debates com temas sociais, encontros de clube do livro e um histórico Bailinho da Democracia são alguns dos eventos que ficarão para sempre na história de Canela.

Para 2023, muito mais deve acontecer. A começar pela ampliação do espaço, prevista para ficar pronta até o final do ano. “Estamos vivendo nossa melhor fase e muitas coisas irão acontecer em, tudo pensado com muito carinho”, celebra Mariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *