Início » Festival Cine PE divulga programação e indicados para edição 2023

Festival Cine PE divulga programação e indicados para edição 2023

Seis filmes concorrem ao prêmio principal do Festival Cine PE, um dos mais relevantes festivais de cinema brasileiros

Cine PE divulga programação
Festival ocorre em setembro, no Recife (Foto: Divulgação)

Por Leon Sanguiné – leon@cidadenvisivel.art.br

Nesta quinta-feira (27), Cine PE divulgou a programação e os indicados dentro da edição 2023 do evento, um dos mais importantes do audiovisual brasileiro. O evento, no Teatro do Parque, no Recife, ocorre entre os dias 4 e 9 de setembro.

Ao todo, 725 filmes, entre longas e curtas de ficção e documentários, se inscreveram para o festival. Destes, seis concorrerão na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, sete na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e 13 compõem a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

CLIQUE AQUI PARA SER MEMBRO DO CIDADE INVISÍVEL

Entre os longa-metragens, competem pelo prêmio os filmes Frevo Michiles, de Helder Lopes (PE); Porto Príncipe, de Maria Emília de Azevedo (RJ); Agreste, de Sérgio Roizenblit (SP); Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia, de José Carlos Arandiba “Zebrinha” (BA); Chumbo, de Severino Neto (MT); e Entrelinhas, de Guto Pasko (PR).

Cine PE
“Chumbo”, dirigido por Severino Neto, é um dos indicados (Foto: Reprodução)

O Cine PE conta ainda com Mostra Hors-Concours. Dentro dela, na noite de abertura, será exibido o filme Ainda Somos os Mesmos, de Paulo Nascimento (RS), protagonizado por Edson Celulari e Carol Castro. Por fim, integra a programação a Mostra Paralela de Curtas-Metragens Nacionais – Sessão Matinê. Dentro dela, serão exibidos no Cinema do Porto/Cinema da Fundação os curtas A Última Vez Que Saímos do Armário, de Bruno Tadeu (MG); Apocalypses Repentinos, de Pedrokas (CE); Bizarros Áudios, de Diego Akel (CE); Contraplano, de Débora Bukanowsky (BA); Geração Cinemateca, de Miriam Karam (PR); Papel de Parede, de Duda Cavalcanti (PE); e Quem Me Quer?, de Tiago Pinheiro (PE).

A lista completa de filmes a serem exibidos pode ser conferida no site do evento.

Festival Cine PE tem também série de seminários

O festival Cine PE realiza, também, uma série de seminários voltados ao setor audiovisual. Os encontros ocorrerão em dois dias. No dia 6 de setembro, o seminário “Juventude Empreendedora e Sustentabilidade” será mediado pelo economista Cristovam Buarque, com participação de Arthur Covatti (SP), Cícero Aragon (RS) e Victor Hill (CE). Já no dia 8, ocorre a mesa “A Importância dos Direitos Autorais para a Economia do Audiovisual”, ministrada pelo produtor e advogado Henrique Freitas, com a presença do chefe da Arrecadação de Direitos Audiovisuais da Argentores (Sociedad General de Autores de la Argentina), Marcelo Nastri, além de Victor Drummond (RJ) e Thiago Dottori (SP).

Ambos os encontros começam às 14h, no Beach Class Convention, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *