Início » Três curtas Yanomami serão exibidos no 80º Festival de Veneza

Três curtas Yanomami serão exibidos no 80º Festival de Veneza

Três curtas Yanomami
Festival promoverá sessão especial de cinema indígena (Foto: Morzaniel Iramari)

Por Leon Sanguiné – leon@cidadeinvisivel.art.br

Três curtas Yanonami foram selecionados para exibição no 80º Festival de Veneza, marcado para acontecer entre os dias 30 de agosto e 9 e setembro. Em colaboração com a Mostra Giornete degli Autori, voltada às produções autorais, o evento reservou o dia 4 de setembro a janela “Eye of the Forest” (Olha da Floresta). Por ela, será homenageado o cineasta Morzaniel Ɨramari e serão exibidos os filmes Mãri Hi – A árvore do Sonho, Thuë Pihi Kuuwi – Uma mulher pensando e Yuri U Xëatima Thë – A pesca com timbó.

Os três filmes foram registrados na grande casa coletiva de Watorikɨ, na região do Demini (TIY). A produção foi da Aruac Filmes, que filmou também, na ocasião, Aqueda do céu, filme livremente inspirado na obra homônima de  Davi Kopenawa e Bruce Albert, dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Antes, em 2022,  Aruac organizou junto à Hutukara Associação Yanomami (HAY) e ao Instituto Socioambiental (ISA) uma oficina de montagem audiovisual que ensejou a produção dos três curtas.

Com estreia internacional no Sheffield Doc Fest, no Reino Unido, Mãri Hi – A árvore do Sonho aborda o desabrochar dos sonhos de uma árvore. As palavras de um grande xamã conduzem uma experiência onírica através da sinergia entre cinema e sonho Yanomami, apresentando poéticas e ensinamentos dos povos da floresta. O filme venceu como Melhor Documentário em Curta-metragem no festival É tudo verdade, em 2023. Desta forma, está classificado a buscar uma indicação ao Oscar da categoria. A direção é de Morzaniel Ɨramari.

Thuë Pihi Kuuwi – Uma mulher pensando será exibido (Foto: Roseane Yariana)

Thuë Pihi Kuuwi – Uma mulher pensando acompanha uma mulher yanomami que observa um xamã durante o preparo do Yãkoana, alimento dos espíritos. A comida alimenta os xapiripë e permite aos xamãs adentrarem o mundo dos espíritos e também propõe um encontro de perspectivas e imaginações. A direção é de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami.

Por fim, Yuri u Xëatima Thë – A pesca com timbó relata o processo de pesca com um cipó tradicionalmente empregado para atordoar os peixes. No filme, o encontro de vozes e perspectivas sugere o re-encantamento das imagens como forma de contar histórias. A direção é de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami.

A exibição dos filmes acompanha o foco anual do festival “Cinema de inclusão entre a visão e a educação”. Na sétima edição, a iniciativa busca neste ano o olhar íntimo e direto de cineastas Yanomami, por sua importância crescente no cenário cinematográfico universal.

Os três curtas possuem produção da Aruac Filme,s com co-produção da Hutukara Associação Yanomami e produção associada da Gata Maior Filmes. A filmagem tem o apoio institucional do Instituto Socioambiental.