Início » Marcelo Armesto expõe trabalhos na Biblioteca Pública do RS

Marcelo Armesto expõe trabalhos na Biblioteca Pública do RS

Entre – inventários de uma poética será acompanhada de de ciclo de conversas semanais no local

Serão expostos seis trabalhos inspirados no livro Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino (Foto: Calma Lab/Reprodução)

O artista visual Marcelo Armesto apresenta a exposição Entre – inventários de uma poética na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre). Trata-se da primeira exposição individual em Porto Alegre do artista, que foi financiada pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Pró-Cultura RS. Com entrada franca, a mostra poderá ser conferida presencialmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até o dia 4 de dezembro.

Serão expostos seis trabalhos: “Vago”, série de cadernos de aquarelas sobre a paisagem; “Preciso #2”, conjunto de desenhos de folhas de uma árvore conhecida como ligustro, uma das mais comuns em Porto Alegre; “Desmontagem”, livro de artista; “Monte”, série de desenhos de conchas recortados e remontados; “Pretexto #2” coleção de montagens tipográficas em papel de fax e “Capitular”, um trabalho em vídeo. Essas séries orbitam o romance “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, e estabelecem uma relação da literatura como promotora de procedimentos criativos. 

“Por meio de uma pesquisa de superfície, busco tecer relações e tangenciamentos entre as seis séries que têm a repetição, a grade e uma certa relação entre precisão e imprecisão como ponto-chave”, comenta Armesto.

Segundo o artista, o texto de Calvino funciona como um subterfúgio para escapar do vazio criativo, e carrega consigo uma série de procedimentos passíveis de serem repetidos. O texto do autor italiano torna-se, portanto, um deflagrador poético, imantando os trabalhos que compõem a exposição. “Não é sem motivo que o encontro com o texto de Calvino tem sido tão prolífico: o romance é feito de começos de romances. Nele, a interrupção é o que une a obra e, como numa narrativa romanesca, o corte é o que lança o interesse para o próximo episódio”, explica.

Ciclo de conversas semanais

O projeto conta ainda com um ciclo de conversas semanais, na Salão Mourisco, como forma de ativação da exposição e do espaço da Biblioteca. Participarão Cristiano Baldi (professor e escritor com incursões nas artes visuais), no dia 10/11; Eduardo Veras (curador, crítico e historiador da arte), no dia 17/11; Jailton Moreira (artista, professor e curador), no dia 24/11; e Claudia Caimi (professora doutora em Linguística e Letras), no dia 1/12; para dialogar com Marcelo Armesto e ampliar a conversa sobre as tangências entre literatura e artes visuais. Os encontros serão gratuitos, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, para público limitado. A entrada será por ordem de chegada, respeitando os protocolos sanitários vigentes, sem necessidade de agendamento.  

Em vez de um catálogo padrão, a mostra contará com um livro-catálogo: a reedição do trabalho “Desmontagem”, adicionando ao livro existente imagens sobre as outras séries expostas, além de textos e conteúdos produzidos para a mostra.  O livro será distribuído gratuitamente na abertura da exposição, bem como nos dias de atividade do “Ciclo de Conversas”.

Marcelo Armesto

Marcelo Armesto é artista visual, designer e ilustrador. Mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS, tem no desenho o fio condutor de sua prática artística. Desde 2017 vem trabalhando com a literatura como deflagradora de uma série de trabalhos que envolvem a ideia de repetição, de corte e de montagem. 

Serviço

Quando: de 4/11 a 4/12

Dias e horários de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada franca

CICLO DE CONVERSAS SEMANAIS DE MARCELO ARMESTO E CONVIDADOS

Datas: 

10/11 — Conversa com Cristiano Baldi

17/11 — Conversa com Eduardo Veras

24/11 — Conversa com Jailton Moreira

01/12 — Conversa com Claudia Caimi

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (R. Riachuelo, 1190 – Centro Histórico, Porto Alegre)

Entrada franca