Início » Exposição “Reviver” ocupa o Jardim Botânico em Porto Alegre

Exposição “Reviver” ocupa o Jardim Botânico em Porto Alegre

  • Visuais

Obras trazem discussão acerca da natureza e suas inter-relações, como a ecologia e a defesa

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Artista-Marcia-Rosa-Foto-Lilian-Maus-1024x768.jpeg
Obra da artista Márcia Rosa faz parte da exposição no Museu de Ciências Naturais de Porto Alegre (Foto: Lilian Maus)

O do grupo de pesquisa “arte, ciência e natureza”, do Coletivo de Artistas Studio Jardim, inaugurou no último dia 16 a exposição coletiva Reviver. em Porto Alegre. Ela está aberta na sala Prof. José Willibaldo Thomé do Museu de Ciências Naturais, no Jardim Botânico.

Reviver alicerça-se nos conceitos de comunhão recíproca e de cuidado com o outro, privilegiando as relações humanas e as construções advindas dessas. A exposição cria obras que estão além do tema natureza ao fomentar a amálgama entre artistas, biólogos, pesquisadores e coleções científicas do Jardim Botânico e do Museu de Ciências Naturais, formando assim uma relação entre os objetos de estudos – as coleções de plantas, de conchas e insetos – o espaço da área expositiva e aqueles do Jardim Botânico, também palco das obras da Reviver. Da articulação de sentidos e visualidade, dessa exposição e do próprio grupo de pesquisa arte, ciência e natureza, levou-se em consideração a sua constituição, pois é imprescindível que tenha sido criada na coletividade.

As obras foram sendo produzidas no ritmo da periodicidade dos encontros do grupo e o que aconteceu entre os participantes foi nos deixar inspirar uns pelos outros. Esse diálogo composto por 13 artistas visuais, dentre eles, dois biólogos, dois ilustradores botânicos e um convidado, o artista e professor da USP Hugo Fortes, deu origem ao projeto Reviver.

A construção de cada detalhe do projeto entre as curadoras e o grupo como um todo promoveu uma reflexão dilatada que confronta os múltiplos saberes e que levou a algo mais amplo do que a própria arte: a natureza e suas inter-relações, ecologia e defesa.

A exposição tem curadoria da artista pelotense Márcia Rosa, em conjunto com a pesquisadora do Museu de Ciências Naturais do Rio Grande do Sul, Janine Arruda, e tem a participação do Prof. João Iganci, da Universidade Federal de Pelotas, como artista convidado. Com uma atitude crítica e questionadora o Jardim Botânico foi escolhido para ser o local da exposição, uma vez que foi, e é, inspiração, admiração e agora também casa da Reviver.


O Jardim Botânico e o Museu de Ciências Naturais são públicos e seus acervos científicos são acessíveis a toda a sociedade. É necessário falar deles, desenhá-los, fotografá-los, filmá-los, conhecê-los e se apropriar de suas belezas, riquezas e diversidade. A gente protege o que ama e para amar, precisamos conhecer.

Serviço

O quê: exposição coletiva Reviver

Quando: até 30 de maio, das 9 às 17h, de terça a domingo

Onde: rua Dr.Salvador França,1427, Jardim Botânico, Porto Alegre

Valor: a entrada no Jardim Botânico custa R$ 6,00 e a entrada no museu é gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *